SAÚDE DO HOMEM - PRÓTESES PENIANAS

Dentre as várias formas de tratamento disponíveis atualmente para o tratamento da disfunção erétil (DE) se encontram as próteses penianas. O termo prótese não é o mais indicado, já que significa substituição de um órgão ou de uma parte do corpo, por isso, o termo implante peniano é mais correto.

      Devido ao aparecimento dos medicamentos orais para disfunção erétil no final dos anos 1990, as próteses, ou implantes penianos tiveram uma diminuição na sua indicação, já que os pacientes preferiam uma solução menos invasiva. Passada a fase inicial, os implantes voltaram a ocupar posição de destaque no tratamento da DE, já que os medicamentos orais não resolvem todos os casos.

      Os implantes penianos implicam na substituição do mecanismo peniano da ereção por um mecanismo artificial, representando uma excelente opção de tratamento para os pacientes com DE decorrente de causas orgânicas. Estes implantes devolvem ao homem a possibilidade de manter relações sexuais sem alterações da ejaculação e do orgasmo.

      O implante peniano deve ser sempre realizado em hospital. O paciente deve ser informado dos riscos do procedimento, bem como da sua irreversibilidade, já que, para se implantar a prótese se faz necessário destruir o mecanismo natural da ereção. Também se deve orientar muito bem o paciente para não gerar falsas expectativas. A finalidade do implante é permitir rigidez suficiente para manter atividade sexual, e não para aumentar as dimensões do pênis, como alguns acreditam.

      Existem vários tipos de implantes. Basicamente podemos dividir os tipos em semirrígidos e infláveis. Os implantes semirrígidos consistem em cilindros de silicone com uma haste metálica, que permite a colocação da prótese em qualquer posição e permite uma ereção suficiente para a atividade sexual. Os implantes infláveis são mais sofisticados, permitindo que o pênis fique ereto ou perca a ereção através de um mecanismo hidráulico.

      Somente o urologista com vasta experiência neste assunto poderá orientar seus pacientes em relação ao melhor tratamento para disfunção erétil, incluindo os implantes penianos. 

Todos os Direitos Reservados - Clínica Urológica Dr. Henrique B. Alves - Medianeira - Paraná - Brasil © 2011