SAÚDE DO HOMEM - A PRÓSTATA

Em primeiro lugar, vamos responder: o que é a próstata? A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino, situada logo abaixo da bexiga, atrás do osso pubiano e à frente do reto. Pesa cerca de 15 a 20 gramas no homem adulto, antes dos 40 anos. Sua função é produzir uma parte do líquido seminal, para dar suporte aos espermatozóides, produzidos nos testículos.
 


Após os quarenta anos, acontece um aumento de volume da próstata, por causas ainda não muito esclarecidas e, que com o decorrer dos anos, irá acarretar problemas de micção na maioria dos homens acima dos 55-60 anos. Isto ocorre devido ao fato de que a uretra passa por dentro da próstata que, com o aumento da glândula, irá representar variados graus de obstrução à passagem da urina pela uretra prostática. Esta obstrução irá causar alguns sintomas, como dificuldade para urinar, diminuição da força e do calibre do jato urinário, demora para iniciar a micção, sensação de não esvaziar completamente a bexiga, freqüência urinária aumentada e necessidade de levantar à noite várias vezes para urinar, entre outros.
 


A isto chamamos de hiperplasia de próstata, talvez a doença mais prevalente nos homens acima dos 50 anos. Esta doença é facilmente tratável, com excelentes resultados. A terapia a ser utilizada pode variar desde um tratamento com medicamentos, passando por terapias minimamente invasivas até a operação da próstata, que geralmente é realizada pela via uretral, sem incisões e com rápida recuperação. Para se definir o melhor tratamento, que deve ser individualizado caso a caso, o médico urologista irá solicitar alguns exames complementares para melhor avaliar o tamanho da próstata e o grau de obstrução por ela causado.

Todos os Direitos Reservados - Clínica Urológica Dr. Henrique B. Alves - Medianeira - Paraná - Brasil © 2011