SAÚDE DO HOMEM - A VASECTOMIA

O planejamento familiar tem sido motivo importante de discussão e decisão para os casais desde longa data. O controle da natalidade, através de vários métodos, vem sendo utilizado há centenas de anos pela humanidade. Podemos citar a contracepção química (pílulas), dispositivo intra-uterino (DIU), uso de preservativos (camisinhas), métodos naturais (tabelinha), entre outros. A Vasectomia é um método cirúrgico de contracepção que vem sendo cada vez mais utilizado, tendo em vista que se trata de método simples, de baixo custo e de excelente eficácia. Costumamos dizer que a etapa mais difícil na realização da Vasectomia é a decisão em realizá-la. Esta decisão deverá sempre ser tomada pelo casal, com participação ativa da mulher.
 

 

No caso de o homem ser descasado, viúvo, ou mesmo solteiro, esta decisão deverá ser sempre muito bem ponderada e analisada. Isto se explica pelo fato de a reversão da vasectomia (a reconstrução de trajeto por onde passam os espermatozóides) ser uma operação cara, um tanto difícil e com resultados limitados e, muitas vezes, frustrantes.Uma vez tomada a decisão, são transmitidos ao paciente alguns fundamentos de anatomia e do funcionamento do aparelho reprodutor masculino e explicamos passo a passo como será realizada a operação. Neste momento, respondemos às dúvidas e questões que sempre existem. A dúvida mais importante e mais comum se refere a prováveis alterações na função sexual após o procedimento.
 

 

Cabe ao médico salientar que a operação em si não traz nenhum risco ao desempenho sexual do paciente, e, na prática, o que se observa é até uma melhora no desempenho sexual do casal, tendo em vista a não existência da preocupação com uma possível gestação indesejada. Marcada a data, é solicitado ao paciente que apare ou raspe os pêlos pubianos e faça higiene prévia da região genital. O paciente então é levado à sala de cirurgia, onde será realizada anestesia local na base da bolsa escrotal. São realizadas duas incisões de aproximadamente 1 cm, uma de cada lado, por onde se isola o conduto deferente, que é seccionado. O conduto pode ser ligado ou cauterizado. Completa-se o procedimento com dois pontos na pele.

A Vasectomia, quando realizada por médico devidamente habilitado e experiente, é um procedimento rápido, de excelente eficácia no sentido de promover a anti-concepção, sem necessidade de internamento e praticamente indolor.

Todos os Direitos Reservados - Clínica Urológica Dr. Henrique B. Alves - Medianeira - Paraná - Brasil © 2011