SAÚDE DO HOMEM - VARICOCELE

A varicocele consiste na dilatação e tortuosidade do plexo pampiniforme, que é uma rede de veias que drenam o testículo. O plexo pampiniforme conflui para formar a veio gonadal ou testicular. A veio testicular direita desemboca na veia cava inferior, e do lado esquerdo, desemboca na veia renal.  Em resumo, a varicocele consiste em varizes das veias do testículo.

Os sintomas da varicocele podem ser dor ou desconforto testicular, veias dilatadas visíveis ou palpáveis na bolsa escrotal. Pode ser que o paciente não apresente sintoma algum. A incidência da varicocele é muito maior do lado esquerdo.

As consequências da varicocele incluem infertilidade, dor ou desconforto testicular e atrofia do testículo acometido.  Alguns pacientes podem ser portadores de varicocele sem nenhuma consequência ou sintoma. A varicocele é a causa mais frequente e mais reversível de infertilidade masculina.

O diagnóstico desta enfermidade é realizado através do exame físico do paciente, quando o urologista palpa as veias dilatadas na bolsa escrotal. Pode ser realizada ecografia Doppler das veias, para confirmar a dilatação das veias  e o refluxo sanguíneo através delas durante manobra de Valsalva. O diagnóstico da infertilidade é realizado através de exame complementar chamado espermograma. Geralmente, a varicocele causa um padrão específico de alterações no espermograma, com número diminuído de espermatozoides e motilidade diminuída (oligoastenozoospermia), podendo também apresentar alterações de vitalidade e morfologia.

No caso de o paciente apresentar infertilidade, atrofia testicular ou dor importante, está indicado o tratamento cirúrgico, que consiste na ligadura e secção das veias dilatadas. Trata-se de procedimento simples e rápido, com incisão pequena, e que promove a remissão da dor e a estabilização da atrofia testicular em quase 100% dos casos. A resolução da infertilidade pode levar de 4 a 24 meses, e as taxas de sucesso dependem da idade do paciente e da intensidade das alterações prévias do espermograma.

Todos os Direitos Reservados - Clínica Urológica Dr. Henrique B. Alves - Medianeira - Paraná - Brasil © 2011