SAÚDE DA CRIANÇA - FIMOSE

O que é fimose?

A fimose é uma condição na qual o prepúcio (pele do pênis) não retrai completamente a partir da glande (cabeça do pênis). Desta forma, uma pessoa com fimose não consegue expor sua glande com o pênis flácido ou ereto.

Fimose em bebês e crianças pequenas

 É normal que o prepúcio não retraia em bebês, mas à medida que a criança cresce espera-se que ele torne-se retrátil.  Estima-se  que 90% dos bebês do sexo masculino nasçam com fimose. Destes, até 90% terão remissão espontânea da fimose até chegar aos 3 anos de idade. Há diferentes graus de fimose, os quais indicam qual o tratamento apropriado para cada caso. De qualquer forma, somente se indica tratamento da fimose antes dos 3 anos de idade em casos onde ocorram complicações, do tipo infecções ou inflamações do prepúcio (balanopostites) ou infecções urinárias, entre outras. Após os 3 anos, geralmente o tratamento indicado é cirúrgico.

 

Fimose em adultos e crianças mais velhas

A fimose em crianças mais velhas e adultos pode variar em severidade, com alguns homens sendo incapazes de retrair o prepúcio parcialmente e outros não o conseguindo retrair nem com o pênis flácido. Quando a fimose desenvolve-se em adulto que não sofreu circuncisão e anteriormente era capaz de retrair o prepúcio, isso quase sempre é devido a causa patológica e tem muito maior probabilidade de desencadear problemas ao homem.
A passagem  da urina pode ser bloqueada, resultado em dor, dificuldade para urinar ou gotejamento depois de urinar. Existem evidências de que a fimose seja um fator de risco para o câncer de pênis. Uma complicação grave da fimose é a parafimose, uma condição de emergência médica na qual, após retração do prepúcio, a glande fica inchada e dolorida.

 

Tratamento da fimose

A fimose em bebês e crianças pequenas é quase sempre fisiológica e requer tratamento somente se estiver causando problemas como obstrução ou desconforto ao urinar. Em crianças mais velhas (mais de 3 anos de idade) e adultos, o tratamento mais eficaz é cirúrgico. A postectomia ou circuncisão é a solução cirúrgica tradicional para a fimose patológica, e é muito eficiente. Complicações  decorrentes da circuncisão são muito raras. Prepucioplastia, procedimento cirúrgico sem a retirada do prepúcio, pode ser uma alternativa eficiente à circuncisão. Existe a opção de tratamento tópico, com a aplicação de creme de corticóide associado a algumas manobras na tentativa de dissolver as traves fibrosas e ricas em proteínas que aderem o prepúcio à glande.

 

Para saber qual a melhor opção para seu filho, consulte o pediatra ou o Urologista. Não faça nada sem a orientação de seu médico.

Todos os Direitos Reservados - Clínica Urológica Dr. Henrique B. Alves - Medianeira - Paraná - Brasil © 2011